Cavaco de Madeira

Cavaco é o termo utilizado na industria da madeira para designar os pequenos pedaços de madeira resultantes de uma trituração. O cavaco é um pequeno pedaço de madeira, que pode ter tamanhos variáveis entre 5 a 50mm. A qualidade do cavaco está diretamente relacionado à matéria prima e a tecnologia utilizada para sua produção. Existem 3 tipos mais comuns de cavacos de madeira, são eles:

Cavaco de Resíduos Florestais
Este cavacos são produzidos através da trituração/picagem de galhos, folhas, cascas, copas de árvores e até árvores inteiras. Este tipo de cavaco possui uma umidade aproximada a 50%, o que faz com que este cavaco tenha um valor comercial reduzido. Estes cavacos podem ser utilizados como combustível em caldeiras de grandes centrais de produção de calor ou de produção de energia elétrica, como Centrais Termoelétricas a Resíduos Florestais.

Cavaco de Resíduos de Serrarias
Estes cavacos são produzidos através de sobradas de madeira em serrarias, sendo aproveitados pedaços pequenos de madeira, madeiras tortas, lascas, costaneiras e outros. O percentual de umidade destes cavacos variam entre 40% e 50%, tendo melhores propriedades para combustão, mas ainda sendo muito úmida para uso em caldeiras pequenas sem que passe pelo processo de secagem.

Cavacos proveniente de corte de árvores
Estes cavacos são produzidos apenas com pedaços de madeira, as toras sem ramos e folhas ficam secando entre 4 e 6 meses antes da picagem, fazendo com que sua umidade caia para 30%. Com tamanhos e qualidades uniformes este cavaco é um combustível adequado para a queima em caldeiras de edifícios residenciais e comerciais.

O cavacos podem ser estocados em silos ou em pilhas ao ar livre, normalmente localizados próximo à área de recebimento de toras e picagem.

 

Vantagens da Utilização de Cavacos

  • Pode ser encontrado disponível localmente
  • A sua produção estimula o emprego local
  • Mais barato que pellets e briquetes
  • Reaproveitamento da madeira